COMPROMETIDOS COM A FIDELIDADE
[Clique aqui para baixar essa palestra em Word e PowerPoint]
Texto Básico: 1 Coríntios 4:2
Introdução
De quem você compraria um carro usado ou para quem assinaria um cheque em branco, sem qualquer temor?
Você já se decepcionou por ter confiado totalmente numa pessoa que não foi fiel ao compromisso assinado?
O apóstolo Paulo apresenta em 2 Timóteo 3:1-4 as características das pessoas que viveriam na etapa final da história do mundo: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”
Diante de tal quadro como encontrar alguém fiel neste mundo?
Definição de fidelidade
Como podemos definir fidelidade?
Segundo os dicionários da língua portuguesa, fidelidade é a característica ou atributo de quem é fiel, zeloso, leal, constante nos compromissos assumidos, dedicado, exato e sincero.
Após as dicas do dicionário precisamos entender em quem podemos ou não confiar para realizar alguma coisa.
Em quem não confiar?
- Nem nos homens, nem nas riquezas:
Salmo 62:9-10 “Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confieis na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.”
Jeremias 17:5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! ”
- Nem nos nossos sentimentos, pois o coração é enganoso e corrupto:
Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Provérbios 28:26 “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará”
Em quem confiar então?
1. Só Deus é absolutamente confiável. Salmo 62:5, 6 “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.”
2. Há uma benção para quem confia em Deus. Jeremias 17:7 “Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. ”
3. Deus mantém-se fiel, mesmo quando falhamos. II Tim. 2:13 “Se formos infiéis, Ele permanece fiel: não pode negar-Se a Si mesmo.”
Semelhante ao casamento
1. Um casamento bem sucedido está fundamentado no amor. Quem ama, confia e quem confia e ama é fiel ao cônjuge.
2. Deus Se compara a um marido que tem sido traído:
Isaías 54:5-7 “Porque o teu Criador é o teu marido; SENHOR dos Exércitos é o Seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; Ele será chamado o Deus de toda a terra. Porque o SENHOR te chamou como a uma mulher desamparada e triste de espírito; como a uma mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus. Por um pequeno momento, te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei; ”
Oséias 2:19, 20 “E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o SENHOR. ”
2 Coríntios 11:2, 3 “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.”
3. Deus nos escolheu porque nos ama e por isso é fiel e assume compromisso conosco.
4. Como no casamento, Deus espera que sejamos fiéis.
1 Coríntios 4:2 “Além disso requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel.”
Apoc.2:10 up “... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. ”
Um exemplo de fidelidade
Daniel 3:14-21 “Falou Nabucodonosor e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se a não adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro do forno de fogo ardente; e quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Então, Nabucodonosor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; falou e ordenou que o forno se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. E ordenou aos homens mais fortes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, para os lançarem no forno de fogo ardente. Então, aqueles homens foram atados com as suas capas, e seus calções, e seus chapéus, e suas vestes e foram lançados dentro do forno de fogo ardente.”
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram desafiados diante de uma fornalha ardente a renegar sua fé. Embora Nabucodonosor lhes desse um tempo para pensar, os três hebreus deram prova de confiança na direção de Deus.
Para viver ou morrer, eles optaram por ser fiéis a Deus.
Como no passado, nós também passamos por provações e testes de fidelidade. Assim como Jesus esteve com os três jovens na fornalha ardente, Ele está conosco hoje. Sua promessa é: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20
Conclusão
“A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.”
“Mas um caráter tal não é obra do acaso; nem se deve a favores e concessões especiais da Providência. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior pela superior - a renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e ao homem.” Educação, pág. 57
Quando Pompéia foi destruída pela erupção do Vesúvio, que entrou em erupção no ano 79 DC, muita gente ficou soterrada sob as cinzas. Estima-se que cerca de 16.000 pessoas morreram, correspondendo a 80% da população local. Ao ser a cidade escavada pelos arqueólogos, os quais gastaram cerca de 200 anos para conclusão do trabalho, foram encontradas pessoas em várias posições. Algumas foram encontradas em porões, como se lá fossem buscar refúgio. Outras foram achadas caídas nas ruas, sufocadas pelos gases emanados do vulcão.
Onde encontraram a sentinela romana? Acharam-na em pé, à porta da cidade, no posto do dever, com as mãos segurando a lança. Aí, enquanto a terra sacudia sob seus pés; aí, enquanto a chuva de pedras e cinzas a ameaçavam de morte, manteve-se no posto; e aí, depois de mais de mil anos, foi achada.”
O Senhor espera muito de nós; ainda que tenhamos falhado no passado, Ele continua nos querendo ao Seu lado; Seu convite é: “Tornai para Mim e Eu tornarei para vós.” Zacarias 1:3. Ao contrário do soldado de Pompéia, os que forem achados entre os fiéis nos dias finais da história deste mundo, serão salvos e ouvi-Lo-ão dizer: “Bem está servo bom e fiel, fostes fiel no pouco, terás autoridade sobre o muito.” Lucas 19:17.
“Guardemos firme a confissão de nossa esperança, pois fiel é Aquele que fez a promessa.” Hebreus 10:23
Se um soldado romano podia ser tão fiel no cumprimento do dever, seremos nós, soldados de Cristo, menos fiéis no cumprimento da tarefa que o Senhor nos designou?
Que Deus nos ajude! Amém!