A adoração verdadeira
- Quando: 14/09
- Em: Música e Adoração
Todas as semanas milhões de pessoas vão a uma igreja em algum lugar do mundo. Por que tantas pessoas vão à igreja? Muitos não sabem a resposta. Alguns vão por costume. Outros, para acompanhar a família. Outros, ainda, vão à igreja para rever os amigos.
Por que viemos à igreja? Por que estamos aqui hoje?
A igreja foi criada para que o povo de Deus desfrutasse da Sua presença. Ela é o lugar onde Deus Se manifesta aos Seus filhos. Toda vez que o Seu povo se reúne, Ele Se faz presente e nós cremos que Ele está aqui hoje.
Baixe aqui o kit do Pregador com esta palestra em Slide
Após livrar o povo de Israel da escravidão do Egito, o Senhor os conduziu pelo deserto rumo a Canaã. No decorrer do caminho, Ele mandou construir um lugar para que pudesse habitar no meio deles (Êxodo 25:8).
Êxodo 29:44-46: “Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como sacerdotes. E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus. Saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor, o seu Deus".
Deus queria habitar no meio do Seu povo. Ele desejava ter um povo exclusivamente Seu, diferente dos demais, que O considerasse como soberano e O adorasse.
O motivo da adoração
No deserto Deus abençoou ricamente o povo de Israel: proveu-lhes sustento e proteção por 40 anos. Ele se revelou ao Seu povo e, depois, lhes ensinou a verdadeira adoração.
Deus nos dá muitos motivos para adorá-lO.
Salmo 95:1: "Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação."
Nesse texto, o salmista nos convida a louvar ao Senhor porque Ele é a Rocha da nossa salvação.
Salmo 107:8: "Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens".
Aqui, a Palavra de Deus nos ordena louvar ao Senhor por causa das Suas maravilhas.
Jeremias 20:13: "Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores".
Nesse texto, vemos outro motivo para louvar a Deus: Ele nos protege dos homens maus.
Muitas são as maravilhas do Senhor! Quando reconhecemos isso, nos prostramos humildemente perante Ele, e O adoramos. A adoração é uma reação às coisas que Deus fez e faz em nosso favor. Ele nos enche de bênçãos e, em resposta, nós O louvamos.
A gratidão é o principal motivo da adoração. Ao vermos a bondade e a misericórdia de Deus, percebemos quão digno Ele é e o nosso coração sente o desejo de louvá-lO.
O que é a adoração
A adoração é a maneira pela qual demonstramos o nosso amor a Deus.
Certo dia um doutor da lei perguntou para Jesus qual era o principal mandamento da lei. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento" (Mateus 22: 37 e 38).
Jesus não revogou os dez mandamentos, apenas os resumiu. Todos os deveres da vida cristã, todos os mandamentos, todas as regras de conduta podem ser resumidas em dois princípios: amor a Deus e amor ao próximo.
Jesus afirmou que o primeiro grande mandamento é amar a Deus. Isso vem em primeiro lugar. O primeiro propósito da nossa vida deve ser amar a Deus com todas as forças e com todo o entendimento.
Amar a Deus significa adorá-lO, colocá-lO como o centro da nossa vida. Significa que não nos preocupamos apenas com os nossos próprios interesses. Já não vivemos para nós mesmos, mas vivemos para Deus.
A palavra "adorar" vem do latim adorare. O significado é "dar valor a alguém ou atribuir valor a algo". Adorar é reconhecer o valor de Deus. É reconhecer que Ele é o soberano da nossa vida.
Adorar é um verbo na voz ativa. A palavra para adoração no Antigo Testamento é Shachad, que significa “curvar-se”. No Novo Testamento, a palavra que designa adoração é Proskuneo, que significa “beijar respeitosamente” ou “prostrar-se com reverência”.
Salmo 95:6: “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do Senhor, que nos criou".
A palavra “adoração” na Bíblia sempre está vinculada a uma ação, a algo que se pode fazer. A verdadeira adoração se manifesta em ações. Se alguém diz que ama a Deus, mas não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso (I João 2:4). Dizer 'aleluia, glória' sem fazer a vontade de Deus não tem valor algum.
Mateus 7:21: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus".
É possível adorar a Deus de várias maneiras. Em cada pensamento ou ação podemos adorá-lO. Deus pede que O adoremos em todos os momentos e situações.
I Coríntios 10:31: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus".
"Fazer tudo para a glória de Deus" significa adorá-lO em todas as coisas. A verdadeira adoração é abrangente, inclui todos os aspectos da vida.
O verdadeiro adorador glorifica ao Senhor não apenas nos cultos da igreja. Participar dos cultos é importante mas não é tudo. Deus pede mais. Devemos aprender a colocar o Senhor como o centro da nossa vida TODOS OS DIAS.
Salmo 27:4: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e meditar no seu templo”.
O salmista pede que o Senhor lhe conceda o privilégio de estar na Sua presença todos os dias. Isso é adoração.
"Se nosso coração está sintonizado no louvor a nosso Criador, não só em salmos e hinos e cânticos espirituais, mas em nossa vida também, então viveremos em comunhão com o Céu. Nossa oferta de ações de graças não será espasmódica, ou reservada para ocasiões especiais; haverá gratidão no indivíduo e no lar, na devoção particular como na pública. Isto constitui o verdadeiro culto a Deus". Para Conhecê-lO, p. 320
Música: um excelente meio de adoração
Hoje estamos considerando um meio especial de adoração: a música. A música é um excelente meio de adoração. Deus gosta de música. Ele é o Criador da música.
"A música faz parte do culto de Deus nas cortes celestiais. (...) O cântico, como parte do culto religioso, é um ato de adoração, tanto como a prece". Patriarcas e Profetas, p. 637
No céu há muita música: "A melodia de louvor é a atmosfera do céu". Educação, p. 161
Ao redor do trono de Deus existem seres que O louvam de dia e de noite (Apocalipse 4:6-11 e Isaías 6:2 e 3). O Senhor pede a adoração de Suas criaturas através da música (Salmo 150). Ele gosta de ser louvado.
A música é um ato de adoração. Não se trata apenas de cantar com técnica ou tocar bem um instrumento. É certo que Deus requer que Lhe seja oferecido o melhor que podemos fazer, mas o louvor não é questão de boa técnica. A música de adoração não é meramente uma manifestação artística, dessas que um bom músico apresenta numa sala de concerto. É muito mais do que isso! É uma apresentação que tem o intuito de agradar a Deus e engrandecer o Seu santo nome.
Adorar a Deus com música significa dedicar o dom que Ele nos deu para reconhecer a Sua soberania, o Seu poder e, principalmente, a Sua bondade e o Seu amor para conosco
Quando canta ou toca um instrumento, o músico se apresenta para Deus. Ele é o principal destinatário do nosso louvor.
Ao músico se aplica perfeitamente o conselho que o apóstolo Paulo deu ao jovem Timóteo:
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (II Timóteo 2:15).
Uma apresentação para Deus
Quando apresenta a sua música, o adorador também apresenta a si próprio como sacrifício perante o Senhor.
Hebreus 13:15: "Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome".
Salmos 69:30-31: "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho que tem pontas e unhas".
Deus se agrada do adorador que se dirige a Ele com gratidão no coração. Ele não avalia somente a música, mas principalmente o coração do músico.
Ele espera do músico a verdadeira adoração, não um louvor apenas de lábios. Ele quer que O adoremos com todo o nosso ser.
Isaías 29:13: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens".
O Senhor ama a música mas odeia o hipocrisia, odeia o culto de formas.
"Coisa alguma há mais ofensiva aos olhos de Deus do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, e não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor". Evangelismo, p. 510.
A adoração não é um ato formal, mas envolve a entrega de todo o ser ao Senhor Jesus.
Deus pede alguma coisa dos músicos? Sim. Ele pede que o músico se entregue a Jesus. Deus ama a música. Entretanto, mais do que a música, ELE AMA OS MÚSICOS. Ele deseja salvá-los.
Hoje estamos falando sobre a adoração, mas Deus não procura adoração, Ele procura adoradores (João 4:23, última parte).
Ele olha para os músicos da Sua igreja e pergunta: "há alguém que realmente Me ama? Há alguém que realmente deseje a vida em Minhas mãos e ter a Mim como soberano em sua vida? Esse é o tipo de pessoa que Eu procuro".
O Senhor nos chama hoje para sermos verdadeiros adoradores.