Boletim 1
INÍCIO DE SESSÃO
Às 8:30 da terça-feira, dia 16 de outubro de 2012, teve início a 36º Assembleia Reorganizadora da União Sul Brasileira dos Adventistas do 7º Dia – Movimento de Reforma na chácara Ebenezer, Itu – SP.
Dos Estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, representando 4.643 membros, 111 de um total de 128 delegados se fizeram presentes.
O presidente do triênio 2010-2012, irmão Pastor Joel Ramos, apresentou uma mensagem de exortação, incentivo e gratidão com base nos pensamentos abaixo citados:
“O sucesso da missão não depende tanto de recursos humanos quanto do poder do Espírito Santo, que a acompanha – poder que nos capacita a imitar o nosso Modelo.” OV. 3º, 2012.
“Através da história do povo de Deus, grandes montanhas de dificuldades, aparentemente invencíveis, têm-se avultado diante dos que estiveram procurando executar os propósitos do Céu. Tais obstáculos ao progresso são permitidos pelo Senhor como uma prova de fé. Quando somos apertados de todos os lados, é sobretudo tempo de confiarmos em Deus e no poder do Seu Espírito. O exercício de uma fé viva significa aumento de força espiritual e desenvolvimento de firme confiança. É assim que a alma se torna um poder conquistador. Ante os reclamos da fé, os obstáculos postos por Satanás no caminho do cristão desaparecerão; pois os poderes do Céu virão em seu auxílio. "Nada vos será impossível." Mat. 17:20.
O caminho do mundo tem seu início com pompa e ostentação. O caminho de Deus deve tornar o dia das coisas pequenas o começo do glorioso triunfo da verdade e da justiça. Algumas vezes Deus disciplina Seus obreiros levando-os a desapontamentos e aparente fracasso. É Seu propósito que eles aprendam a dominar as dificuldades.
Muitas vezes os homens são tentados a fracassar ante os obstáculos e perplexidades que os defrontam. Mas se eles mantiverem o princípio de sua confiança firme até o fim, Deus fará que o caminho se torne claro. O sucesso lhes sobrevirá ao lutarem contra as dificuldades. Ante o intrépido espírito e firme fé de um Zorobabel, montanhas de dificuldades tornar-se-ão em planície; e aquele cujas mãos puseram os fundamentos, "também as suas mãos a acabarão". "Porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela." Zac. 4:9 e 7.
O poder humano e a humana força não estabeleceram a igreja de Deus, nem a podem destruir. Não sobre a rocha da força humana, mas sobre Cristo Jesus, a Rocha dos Séculos, foi a igreja fundada, "e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Mat. 16:18. A presença de Deus dá estabilidade a Sua causa. "Não confieis em príncipes, nem em filhos dos homens", é a palavra a nós dirigida. "No sossego e na confiança estaria a vossa força." Isa. 30:15. A gloriosa obra de Deus, fundada nos eternos princípios do direito, jamais fracassará. Ela prosseguirá de poder em poder, "não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos". Zac. 4:6.” Profetas e Reis, 594 a 596.
Concluiu a mensagem apelando à confissão e entrega total a Deus e estendendo as boas vindas a todos os presentes.
Além dos delegados estiveram presentes os irmãos Pastores Davi Paes Silva e Romulo Borges representantes da Conferência Geral, sendo Presidente e Secretário para a América do Sul respectivamente. Também marcaram presença alguns representantes da União Norte Brasileira e convidados.
O irmão Pastor Matheus Souza da Silva discorreu sobre “O Elevado Propósito de uma Assembleia” apresentando a importância da consagração pessoal para a guia do Espírito Santo numa reunião reorganizadora, seguido de uma sessão de orações. Após isto, uma mensagem especial foi apresentada pelo Presidente da Conferência Geral, irmão Pastor Davi Paes Silva com base nos textos:
“O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus.” Serviço Cristão, 253.
“Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem para a operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus.” Serviço Cristão, 254.
“Ponham de parte os cristãos toda dissensão, e entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e virá.” Serviço Cristão, 252.
“Ao unirmos o nosso coração ao de Cristo, e pormos a nossa vida em harmonia com a Sua obra, virá sobre nós o Espírito que caiu sobre os discípulos no dia de Pentecoste.” Serviço Cristão, 252.
“Se você estiver bem com Deus hoje, estará pronto para a volta de Cristo...” Sermões e Palestras, 202
“... precisamos orar pelo batismo com o Espírito Santos” foi seu apelo final.
O irmão pastor Artur Gessner tomou a palavra apresentando as Regras Parlamentares e também iniciando a leitura dos relatórios que se seguiram pelos departamentos da União Sul Brasileira.
PALAVRA DO PRESIDENTE
“Conflito e Vitória”
Eis o Tema escolhido para a nossa Assembleia. De fato três anos se passaram e muitos conflitos tivemos de enfrentar, mas o Senhor dos Exércitos esteve ao nosso lado e nos deu também muitas vitórias.
“Os tempos de provação que estão diante do povo de Deus reclamam uma fé que não vacile. Seus filhos devem tornar manifesto que Ele é o único objeto do seu culto, e que nenhuma consideração, nem mesmo o risco da própria vida, pode induzi-los a fazer a mínima concessão a um culto falso. Para o coração leal, as leis de homens pecaminosos e finitos se tornam insignificantes ao lado da Palavra do eterno Deus. A verdade será obedecida, embora o resultado seja prisão, exílio ou morte.
Como nos dias de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, no período final da história da Terra o Senhor operará poderosamente em favor dos que ficarem firmes pelo direito. Aquele que andou com os hebreus valorosos na fornalha ardente, estará com os Seus seguidores em qualquer lugar. Sua constante presença confortará e sustentará. Em meio do tempo de angústia - angústia como nunca houve desde que houve nação - Seus escolhidos ficarão firmes. Satanás com todas as forças do mal não pode destruir o mais fraco dos santos de Deus. Anjos magníficos em poder os protegerão, e em favor deles Jeová Se revelará como "Deus dos deuses" (Dan. 2:47), capaz de salvar perfeitamente os que nEle puseram a sua confiança.” Profetas e Reis, 512, 513.
Queridos irmãos delegados da 36ª Assembleia Reorganizadora da União Sul Brasileira, temos ainda a nossa frente duras provas e severos conflitos, mas cremos na providência de Deus e confiamos no Seu poder, e a vitória será certa.
Este é o desejo de vosso irmão em Cristo, Joel Ramos da Silva.
Redação CrescerMais