O reavivamento tão esperado
- Quando: 12/09
- Em: Colportagem
O REAVIVAMENTO TÃO ESPERADO
“[…] Aviva a Tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos, faze-a conhecida” (Habacuque 3:2 Almeida, Revista e Atualizada, 1993).
Ao analisarmos o quadro geral da humanidade, o que contemplamos é o cumprimento exato das predições de Jesus em Lucas 17:27 e 28, “As pessoas viviam comendo, bebendo, unindo-se em matrimônio e sendo prometidas em casamento. […] Da mesma forma ocorreu nos dias de Ló. O povo dedicava-se a comer e beber, comprar e vender, plantar e construir”. E, por outro lado, o que contemplamos são as mazelas resultantes desse estilo de vida: doenças, pecado, sofrimento e morte. Essa condição de ignorância quanto aos acontecimentos futuros e entrega total às coisas terrenas exige da igreja um despertamento urgente, um reavivamento na pregação do evangelho, para que apresentemos aos inadvertidos deste mundo o que está prestes a ocorrer, e da necessidade urgente de preparo.
Um reavivamento na colportagem é esperado por Deus desde há muito. Vocês sabem por quê? Como resultado desse reavivamento, veríamos:
1 - a igreja despertar e resplandecer
“Põe-te em pé! Levanta-te e resplandece, porquanto a tua luz é chegada, e a Glória de Jeová raia sobre ti” (Isaías 60:1 King James Version).
“Nossos membros da igreja devem levantar-se e resplandecer. […] Despertem de seu sono os que conhecem a verdade e façam todo esforço para atingir o povo onde está. A obra do Senhor não deve, por mais tempo, ser negligenciada por nós e feita inferior aos interesses mundanos. Não temos tempo para estar ociosos e desanimados. O evangelho tem de ser proclamado a todo o mundo. As publicações que contêm a luz da verdade presente devem ir a todos os lugares.” — O colportor evangelista, p. 17
Como resultado de um reavivamento na colportagem, veríamos:
2 - o Evangelho sendo espalhado
“Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à Terra” (Eclesiastes 11:2 — Almeida, Revista e Atualizada, 1993).
“O setor de publicações de nossa causa tem muito que ver com nosso poder. […] Se nossos homens associados a atividades de livros fizerem fielmente sua parte, eu sei, pela luz que me tem sido dada por Deus, que o conhecimento da verdade presente será dobrado e triplicado.” — Ibidem, p. 148.
“Deus convida a obreiros de cada igreja entre nós, para que entrem em Seu serviço como colportores evangelistas. Deus ama Sua igreja. Se os membros desejarem fazer Sua vontade, se se esforçarem por repartir a luz aos que se encontram em trevas, Ele abençoará em grande medida seus esforços. […] Por meio de sua fiel ministração, uma multidão que ninguém poderá enumerar se tornará filhos de Deus, capacitados para a eterna glória.” — Ibidem, p. 20
Como resultado de um reavivamento na colportagem, veríamos:
3 - o espírito santo sendo concedido em plenitude à Igreja
“Ora, se vós, apesar de serdes maus, sabeis dar o que é bom aos vossos filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem!” (Lucas 11:13 King James Version).
“O grande derramamento do Espírito de Deus, que ilumina o mundo inteiro com a Sua glória, não se dará sem que tenhamos um povo esclarecido, que saiba por experiência própria o que significa ser colaborador de Deus. Quando nossa consagração ao serviço de Cristo for completa e de todo o coração, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não ocorrerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus.” — E recebereis poder, p. 310.
Como resultado de um reavivamento na colportagem, veríamos:
4 - a terra iluminada com o conhecimento de deus
“Passados esses acontecimentos, vi descer do Céu outro anjo, que possuía grande autoridade, e a Terra se iluminou com o seu esplendor” (Apocalipse 18:1 — King James Version).
“O mundo deve receber a luz da verdade por meio do ministério evangelizador da Palavra em nossos livros e periódicos.” — O colportor evangelista, p. 5.
“De nossos livros e revistas projetar-se-ão brilhantes raios de luz que iluminarão o mundo quanto à verdade presente.” — Idem.
“É em grande parte por meio de nossas casas editoras que se há de efetuar a obra daquele outro anjo que desce do Céu com grande poder e, com sua glória, ilumina a Terra.” — Ibidem, p. 4.
Conclusão
Deus tem esperado esse reavivamento da parte da igreja. O Senhor apela para que campanhas de colportagem sejam realizadas; Afim de que a igreja reviva as experiências da colportagem e desperte para esse método de evangelismo; Ele anseia ver a igreja saindo de seu lugar confortável, para fora do arraial.
Vamos encerrar esta mensagem com essa advertência divina:
“Quando os membros da igreja sentirem a importância da circulação de nossa literatura, devotarão mais tempo a esta obra. Revistas, folhetos e livros serão colocados nos lares do povo, a fim de que preguem o evangelho em seus variados setores. [...] A igreja deve dispensar sua atenção à obra da colportagem. Esta é uma das maneiras pelas quais ela deve resplandecer no mundo. Então ela sairá ‘formosa como a Lua, brilhante como o Sol, formidável como um exército com bandeiras’.” — Ibidem, p. 7.
Fechar com um apelo para a realização da colportagem valdense