

"Os valdenses são aqueles que professam uma existência desde o tempo do papa Silvestre", diz o historiador Pilchdorffius. Reinerius, o inquisidor, implacável inquisidor dos valdenses no Século XIII, declara: “Todas as ouras seitas se tornaram aborrecíveis pela razão de blasfemarem de Deus, mas os valdenses tem uma grande aparência de piedade, pois vivem de uma maneira justa perante os homens, e crêem de modo correto concernente a Deus em todas as coisas. . . Mas há uma coisa contra eles - eles menosprezam o sacerdócio romano, e ganham facilmente crédito entre o povo. "
Beza faz um maravilhoso comentário dos valdenses em seu famoso tratado: Pilar de Conhecimento e Religião: "Com respeito aos valdenses eu os chamo como a própria semente da igreja primitiva e pura, sendo aqueles que sustentaram pela admirável providência de Deus, tempestades e provas, enquanto todo o mundo cristão achava-se por muitos séculos em escuridão. "
Os valdenses, diz E. G. White, durante a Idade Média, "era a verdadeira Igreja de Cristo,. . a Igreja no deserto. . a depositária dos tesouros da verdade que Deus confiara a Seu povo para ser dada ao mundo. Por trás dos elevados baluartes das montanhas - em todos os tempos refúgio dos perseguidos e oprimidos - os valdenses encontraram esconderijo. Ali, conservou-se a luz da verdade a arder entre as trevas da Idade Média. Ali, durante mil anos, testemunhas da verdade mantiveram a antiga fé. . . Dispersos em muitos países, plantaram a semente da Reforma. "
Com a luz progressiva da verdade que resplandece em nosso caminho hoje - a luz dos valdenses, da Reforma do Século XVI, dos reavivamentos nos tempos de Wesley e Whitefield, e da gloriosa luz da obra ministerial de Cristo no lugar santíssimo do Santuário Celestial - o Senhor Seu fiel remanescente a avançar a obra de Reforma progressiva da fé e virtudes cristãs, que foi iniciada "no tempo de Wiclef, cresceu larga e profundamente nos dias de Lutero, e deve ser levada avante por aqueles que estão dispostos a sofrer todas as coisas pela "Palavra de Deus, e pelo Testemunho de Jesus Cristo. ' Apc. 1:9 "
Que o testemunho e experiência dos valdenses inspire e impulsione o prezado leitor a tornar-se hoje, pela graça de Deus, uma tocha viva da verdade presente, fiel e zeloso representante da luz progressiva que nos foi confiado como depósito sagrado, - como os valdenses o foram durante os séculos de escuridão da Idade Média. Que a leitura e meditação desta maravilhosa história dos valdenses conduza o povo de Deus no tempo presente a refletir, acalentar no coração o ardente desejo de preservar, quaisquer que sejam as circunstâncias adversas, o sagrado depósito de fé e doutrina que temos recebido da compreensão mais profunda do plano da redenção, dos ensinos de Cristo, do alcance espiritual dos princípios da lei de Deus, dos privilégios e responsabilidades que temos de estar sob a jurisdição do Pai, Filho e Espírito Santo; e da preparação requerida para aguardar a vinda de Cristo e ser achados por Ele em paz e preparados.
BIBLIOGRAFIA
* A Bíblia Sagrada -, João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Atualizada
* E. G. White -, O Grande Conflito
* Hurst -, Eclesiastical History
* Mosheim -, Eclesiastical History
* Robinson's -Eclesiastical Researches
* Samuel Miller -, Professor de História Eclesiástica no Seminário Teológico Princeton
* Milner's -, História Eclesiástica do Século VII
* Rev. Adam Blair -, History of Waldense
* Dr. Bray -, History of the Old Waldenses and Albigenses
* Claudius Rubis' - History
* Albert de Capitaneis -, Original of the Vaudois
* Boiler -, Antigüidade dos Valdenses
* William Beattie -, Os Valdenses na História Eclesiástica
* T. Fenwick -, Os Valdenses, História e Antiguidade
* William Jones - The History of the Christian Church, vol I e II
* Pierre Gilles -, History of the Valdenses
* Geoge S. Haber -, The History of the Ancient Vallenses e Albigenses
* Muston -, The Israel of the Alpes
* J. A. Wylie -, History of the Waldenses
* John Greenleaf Whittier -, The Vaudois Teacher
* Froom -, Antigas Raízes dos Valdenses na Itália
* Benjamim G. Wilkinson -, Truth Triunfant
* Bower's - The History of the Popes
* Benedict -, A General History of the Baptist Denomination
* Allix -, The Ancient Churches of Piemont
* Arnould -, The Glorius Recovery
* Gibbom -, Decline and Fall of the Roma
* Neader -, General History of the Christian Religion
* Samuel Morland -, The Church of Piemont
* Antonie Monastier -, History of the Vaudois Church
* Crespin -, Hist. des Martyres
* James McCabe -, Cross and Crown
* Thompson -, The Papacy and the Civil Power
* Mc. Crie -, Hist. of Refor. in Italy - Herderson -, The Vaudois