“Só queria ter uma luz!" Essa é a exclamação de muitos diante de uma decisão crucial e talvez sem retorno. Que posição tomar? O que falar? Quando falar? Como falar? Para quem falar? Quando calar? A Bíblia diz: "Como maçãs de ouro em salva de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo." (Provérbios 25:11)
Como falar se ouvimos: "O que você falar será usado contra você"? Talvez nunca seus ouvidos receberam tais advertências, e ninguém assim se reportou à você. No entanto, há um tribunal, onde cedo ou tarde, todos haverão de comparecer. Nossas palavras serão apresentadas, as enfrentaremos.
Muitas vezes desejei ser muda. Sim, nos anos de minha juventude e infância, recordo que, após ler e/ou ouvir sobre palavras precipitadas, concluía com esse pensamento: Ah! Se eu fosse muda! Quisera ser, assim não teria dito isso, aquilo. Nem teria que enfrentar os olhos, e talvez o cinturão, de meu pai.
Com o passar dos anos aprendi que não precisava perder a voz para não pecar com as palavras. Quando a idade vai chegando aprendemos muitas coisas e desconstruímos outras. Compreendemos que, nossa lista de prioridades de dez, vinte anos atrás, hoje, não as faria.
O que realmente importa? Na recepção do ano novo, minha filha apresentou uma lista com quarenta e dois quesitos: A maior alegria; o maior presente; a viagem do ano; a descoberta; o livro; a frase; etc... Foi muito interessante! No final, convidou aos espectadores, a fazerem a sua lista também. E, naquele momento, comecei, mentalmente, fazer a minha. Veio à mente que, quantas vezes equivoquei-me em dissertativas, coisas sobre mim mesma. Por exemplo, em conversas sobre ser assaltada, dizia que se acontecesse comigo, eu gritaria. Não foi o que fiz quando, pela madrugada, vi um sujeito com um pé de cabra abrindo minha grade, ele já tinha tirado a corrente e os cadeados. Fiquei sem fala.
A Bíblia diz: "Enganoso é o coração do homem, quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) É numa crise que revelamos quem somos. Entretanto, o Senhor conhece o nosso coração, sabe as nossas fraquezas e como nos ajudar se tão somente pedirmos.
Uma nova semana está diante de nós. Que Deus te ilumine, te oriente e te acompanhe em suas decisões. Que Ele lhe faça uma mulher cheia do Espírito Santo, dotada de sabedoria e de boas palavras.
Rosiete Augusto
Maceió/AL