A enfermidade é motivada pela violação das leis da saúde. É o resultado da transgressão das leis da natureza, contudo, para não transgredir é necessário entendimento para discernir hábitos saudáveis. De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher PNAISM, a maioria das mulheres se dedicam em cuidar-se, prevenir doenças e seguir hábitos adequados em função reprodutiva e materna e excluem os cuidados do gênero e até os cuidados sexuais.
A definição de cuidado em saúde é dar atenção, tratar, respeitar e acolher, e é exatamente isso que deve ser feito em todas as fases da vida. A vida feminina possui três marcadores importantes, sendo o primeiro deles a menarca, que é a primeira menstruação, ou seja, a primeira ovulação, o marco do início de sua vida reprodutiva, que acontece normalmente a partir dos 12 anos de idade, podendo ter alterações por intervenções genéticas e alimentares. Nessa fase é necessário muita orientação, pois as oscilações hormonais geram oscilações emocionais e intestinais, sendo necessário esclarecimentos para se adaptar e não gerar desconfortos secundários. Também nessa fase se aprende mais sobre a higiene íntima e a prevenção de leucorreias (corrimentos), como a própria Ellen White diz, a enfermidade não vem sem causa, a negligência da higiene leva à doença. O asseio deve ser contínuo, porém, não é indicado uso de sabonete íntimos, duchas íntimas e até mesmo protetor diário. Tais meios são capazes de interferir na flora presente na mucosa íntima e abrir brecha para microrganismos.
A segunda fase é caracterizada pela vida sexual ativa, onde se abrange mais um grupo de cuidados e prevenções. Para se viver essa etapa de forma eficaz é necessário um diálogo satisfatório com o parceiro para que haja compreensão de ambas as partes, visto que a saúde sexual também precisa de atenção. Exames periódicos, método contraceptivo adequado e diálogo são indispensáveis. Exames tais como o Papanicolau, que tem objetivo de rastreio de câncer de colo de útero e cultura de possíveis leucorreias presentes, ecografia transvaginal para avaliar útero, ovários e trompas e exames de mama.
A terceira fase é denominada climatério, caracterizada pelos sinais e sintomas do fim da vida reprodutiva, sendo alguns deles: irritabilidade, insônia, fogachos, diminuição da libido e oscilações na menstruação e após doze meses de amenorreia - ausência de menstruação - acontece a menopausa que é o dia do marco do fim da vida reprodutiva. O cuidado indispensável nessa etapa é uma alimentação equilibrada e atividade física para que os sintomas sejam aliviados e não se perca a qualidade de vida.
Quando fazemos tudo que podemos para ter saúde, então podemos esperar que abençoados resultados se sigam, e podemos pedir com fé a Deus que abençoe nossos esforços pela preservação da saúde. Ele responderá então as nossas orações e Seu nome poderá ser glorificado por isto. Mas compreendam todos que há uma obra para fazerem. Deus não operará de maneira miraculosa para preservar a saúde de pessoas que estão seguindo um caminho que fatalmente os fará enfermos por causa de sua desatenção para com as leis da saúde. Conselho Sobre Regime Alimentar – Pag 27.
Nathalia Alcântara
Brasília - DF