Jesus quase não podia esperar completar 12 anos. Nessa idade algo MUITO IMPORTANTE ia acontecer. Ele iria com Maria e José ao grande templo de Jerusalém! Anualmente, pais e mães viajavam rumo ao grande templo para adorar; mas os meninos não podiam assistir aos trabalhos do templo enquanto não atingissem os doze anos.
Jesus sempre sonhava com o maravilhoso dia quando lhe seria permitido ir ao templo. Finalmente, ei-lo com doze anos!
Que alegria! Que aprontação! Que correria empacotando coisas, cozinhando. . . Chegou finalmente o dia tão esperado em que Maria, José e Jesus iniciaram a viagem com o burrinho carregado até às orelhas. Era divertido ir encontrando outras famílias ao longo da estrada e viajarem juntos para o mesmo lugar! Burros, camelos, carros levando bagagem; carneiros, pombos, bois para serem oferecidos a Deus. Dias e dias viajando. . . E finalmente. . .
JERUSALÉM!
Jerusalém! com suas ruas pavimentadas; e filas de lojas ao longo das calçadas. E o TEMPLO!
Podia-se avistar o teto dourado, brilhando bem à distân¬cia. Passaram pelos grandes portões do templo e entraram nos grandes pátios. Naturalmente, não lhes era permitido entrar nos pátios INTERIORES. Não podiam ver as ricas cortinas em vermelho, azul e púrpura; os grandes cofres feitos de bronze, e os castiçais feitos de ouro. Mas iam diariamente ao templo para adorar a Deus. Afinal, chegou o dia de voltar para Nazaré.
Maria e José pensaram que Jesus estivesse com eles quando começaram a atravessar as montanhas com a multi¬dão. Mas quando pararam à noite para descansar, procuraram por ele. . . ele havia DESAPARECIDO!
Que coisa horrível! Procuraram Jesus entre a multidão, indagando daqui e dali. Ninguém havia visto Jesus. Maria e José voltaram a Jerusalém, e por três dias o procuraram nas ruas, nas casas de amigos, por toda parte. Então foram procurá-lo no templo.
E lá estava ele!
Não estava brincando. Não estava chorando. Estava assentado entre os homens sábios do templo, falando a respeito de Deus! Jesus respondia às perguntas dos sábios; eles se admiravam da sabedoria de Jesus.
— Por que você fez isso, meu filho? — perguntou-lhe Maria. — Procuramos você por toda parte!
— A senhora não me procurou no lugar certo — disse Jesus. — Não sabia que eu devia estar aqui tratando dos negócios de meu Pai?
E voltaram para Nazaré onde os dias se seguiram exatamente como antes.
Mas Jesus havia dado uma sacudidela em Maria e José: lembrou-lhes QUEM ELE ERA. Eles nunca se esqueceram desse dia quando Jesus estava com doze anos de idade. E nunca se esqueceram de que Jesus é realmente o próprio Filho de Deus.
Falemos sobre a história bíblica
Esta foi a primeira vez que Jesus agiu como se fosse realmente o Filho de Deus. Como acham vocês que Maria e José se sentiram? Como era o interior do templo? Sabem vocês o que quer dizer "negócios do meu Pai"? (Veja a história 9.) Como acham vocês que Jesus se sentiu a respeito da casa de Deus?
Versículo bíblico para aprender
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor (Salmo 122:1).
Falemos com Deus
Querido Deus, agradecemos-te haveres mandado Jesus ao mundo para morrer por nós e subir ao céu outra vez para que possamos estar com ele lá um dia. Agradecemos-te o haveres feito dele um nené, um menino e tudo o mais, porque isso faz com que o entendamos melhor; sabemos também que ele nos entende e compreende todos os nossos sentimentos. Em nome de Jesus. Amém.
Agora procure esta história em sua Bíblia
Está em Lucas 2:40-52.