Porque JESUS não voltou ainda?
- Quando: 12/04
- Em: Vida Cristã
Texto base: Apocalipse 22.20 (Versão Viva)
Introdução
O fim do mundo é um acontecimento que meche com o imaginário do ser humano. Com o objetivo de imprimir em nossas mentes o maior número de detalhes sobre este acontecimento, alguns entusiastas do fim do mundo se arriscaram aonde não deveria: marcar o dia para este evento. As datas foram as mais variadas e os profetas os mais diversos. Porém quase todas as profecias apocalípticas contemporâneas, previam não apenas o fim do mundo, mas também a volta de Jesus.
-O grande desapontamento, é uma das previsões mais conhecidas do adventismo. Onde o capitão Guilherme Muller, depois de vários estudos, concluiu que a volta de Jesus aconteceria entre 21 de março de 1843 a 21 de março de 1844.
-Em 1864 o Piramidologista Charles Smyth concluiu a partir de estudos das dimensões da Pirâmide de Gizé, que Jesus voltaria entre 1892 e 1911.
-Já para o engenheiro americano Harold Camping, o fim do mundo seria no dia 21 de maio de 2011. Depois de ter errado, adiou a previsão para 21 de outubro de 2011. Após sucessivos erros em prever o fim do mundo, Harold aposentou-se das suas previsões.
Nos últimos 300 anos muitos religiosos e entusiastas da volta de Cristo fizeram previsões, sendo estas citadas apenas algumas das muitas que falharam. Mas com tantas oportunidades de vir a terra aparentemente ‘desperdiçadas’, sinto desejo de mirar os olhos de Jesus e perguntar: Mestre, porque Você não veio ainda? O que será que ainda estas esperando? Será que estamos atrasando a sua volta? E mesmo com tantas perguntas em mente para fazer, a realidade é que a promessa da breve vinda de Jesus parece estar demorando demais para os padrões humanos.
No livro ‘O desejado de Todas as Nações’ (pág. 32), a serva do Senhor indaga: “Podemos realmente qualificar os atos de Deus como "atrasados"? Se Ele é eterno e fora do tempo, como Ele pode "atrasar"? Como Aquele que conhece o fim desde o princípio pode "adiar" Seus planos? Em Sua onisciência, Deus sabe o tempo do segundo advento, e Seus desígnios "não conhecem adiantamento nem tardança”. Em outras palavras, Deus como um ser pontual, eterno e onisciente, não pode estar sujeito às limitações do nosso tempo ou de nossas influências para cumprir seus planos. O tempo de Deus não é o nosso tempo.
Amados, o momento certo da volta de Cristo não esta atrelado ao entusiasmo humano. Os discípulos acreditavam piamente que Jesus voltaria em seus dias. Guilherme Muller, Ellen White, José Bates e tantos outros acreditavam que veriam Jesus voltar naqueles dias. Muitos de nós desejamos ser a geração que verá Jesus voltar. Porém mesmo com tanto desejo de ver Jesus, a realidade é que: Jesus ainda não voltou. O mundo não acabou. E nós ainda estamos aqui.
Partindo do pressuposto que o momento certo estabelecido por Deus não pode ser frustrado ou alterado; Quais são os parâmetros da volta de Cristo? O que ainda precisa acontecer para Jesus voltar?
Quero te convidar a abrir a palavra de Deus e deixar que ela mostre porque Jesus não veio ainda.
A bíblia afirma que Jesus ainda não voltou...
1) Porque o momento certo estabelecido, ainda não chegou. (Mateus 24.36)
“Mas ninguém sabe o dia e a hora em que o fim virá – nem mesmo os anjos dos céus, nem o filho de Deus. Somente o Pai sabe.” Mateus 24.36 - Versão Viva
Jesus não voltou ainda porque o momento certo pré-estabelecido ainda não chegou.
Talvez tenha alguém se perguntando: Se Jesus é Deus, porque nem ele mesmo sabia o dia e a hora? A bíblia nos ensina que enquanto esteve na terra, Jesus nunca utilizou sua divindade para benefício pessoal. Como homem, Jesus não poderia definir ou saber o momento certo estabelecido pelo Pai. Mas, como participante ativo da Divindade Celeste, Jesus sabia os pormenores do momento mais adequado para o seu retorno.
Muitos possuem o entusiástico conceito de que Jesus esta atrasando demais a sua vinda. Mas seguindo a lógica humana, as coisas só deixam de acontecer quando existem falhas. O ônibus só se ATRASA se houver falhas. A DEMORA só acontece quando alguém falha. O carro não funciona se o motor FALHAR. As tarefas que não gostamos de fazer são evitadas ou ADIADAS. E assim sucessivamente. Mas felizmente não podemos usar essa mesma lógica para denominar o tempo que antecede a volta de Cristo. Não existem falhas no processo do retorno de Jesus. Em atos 1.7 podemos ler: “Não cabe a vocês saber a ocasião ou as datas que o Pai determinou pela sua própria autoridade, respondeu Ele”. Pela autoridade de Deus o momento certo foi estabelecido e deve se cumprir sem falhas.
Na gramática grega, existiam pelo menos duas palavras para denominar o que hoje chamamos de tempo: Chronos e Kairós. Para os filósofos, Chronos era o tempo que poderia ser medido por cronologia ou sequência e Kairós era um tempo que não poderia ser medido de maneira quantitativa, mas era o momento oportuno para que algo acontecesse. A teologia entende que Chronos é o tempo dos homens que pode ser medido por horas, dias e anos, e Kairós é o tempo de Deus que não pode ser medido, mas que acontece sempre no momento certo.
Em uma de suas teorias, Albert Einstein provou que o tempo é elástico. Ou seja, dependendo da situação, o tempo pode ser diferente de uma pessoa para outra levando em consideração onde se esta e a velocidade do deslocamento. De acordo com uma pesquisa feita pela Escola de Economia de Paris, a noção de tempo pode ser afetada pelo humor da pessoa. Segundo essa pesquisa, quanto mais ansioso alguém estiver para um evento, mais ele irá demorar. Já quando não se deseja que o tempo passe, ai sim é que o tempo voa. No livro de Atos 3.8, podemos entender qual a perspectiva de Deus sobre o tempo: “Mas não se esqueçam disto, queridos amigos: Para o senhor um dia é como mil anos e mil anos são como um dia.” Com esse verso, entendemos que o tempo de Deus é diferente do nosso. O que muitos têm encarado como atraso, Deus tem olhado como o momento certo.
Sendo assim Jesus pode decidir voltar antes do momento certo? Não. A vinda de Cristo pode contrariar regras definidas por Ele mesmo? Também não. O momento certo pertence apenas a Deus. Ele não esta atrasado. E quando ele vier, não estará adiantado. Simplesmente virá no melhor momento possível para o cumprimento dos seus desígnios. Podemos confiar em suas promessas. Pois aquele que há de vir, virá; E com certeza não vai se atrasar para o grande momento da sua vinda.
Além do momento certo não ter chegado, quais outros motivos pra Jesus não ter retornado?
A bíblia afirma que Jesus não voltou ainda...
2) Porque existem profecias a se cumprir. (Lucas 21.28)
“Portanto, quando todas essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça com ânimo, pois a salvação de vocês estará mais próxima.” Lucas 21.28 – Versão Viva
Jesus não voltou ainda porque existem profecias para se cumprir.
Jesus disse essas palavras na terça feira que antecedia a sua crucificação. Naquele dia, os discípulos convidaram Jesus para um passeio pelos no templo e como o templo era símbolo do orgulho religioso nacional, penso que os discípulos queriam mostrar pra Jesus que o reino político que poderiam fundar juntos, realmente seria grandioso. Mas a bíblia relata que depois de analisarem a construção, Jesus olha pra eles e diz: ‘Tudo isso que acabamos de ver agora será derrubado. Não vai ficar nenhuma pedra em cima da outra’. Com essa frase os discípulos ficaram tão confusos, que subiram o monte das oliveiras sem dizerem uma única palavra. La em cima do monte Jesus mostrou-lhes, com parábolas e profecias, o que deveria acontecer antes que chegasse o momento certo da sua vinda.
Ao analisar as profecias do segundo advento de Jesus, podemos entender que existem profecias que ainda não se cumpriram. Mas talvez você possa estar se perguntando: Com tantas guerras, catástrofes, fome em várias partes e ainda existem profecias para se cumprir? Sim existem. Pergunto a vocês quais profecias ainda não se cumpriram? Perseguição religiosa aos fiéis, União das igrejas, O decreto da dominical, as pragas e etc. Uma das profecias escatológicas mais importantes que ainda não se cumpriu esta registrada em Marcos 13.10: “E a boa nova deve primeiro tornar-se conhecida em todas as nações, antes que venha o fim”. Jesus só vai voltar, quando o evangelho tiver sido pregado em todo o mundo. Mas será que hoje exista alguém no mundo que nunca ouviu falar de Jesus?
Pra vocês qual é o nome mais conhecido no mundo? Segundo uma pesquisa de li há algum tempo, o nome mais conhecido do mundo não é Jesus. O nome mais conhecido do mundo atualmente é Coca-Cola. Em segundo lugar vem Jesus Cristo. E em terceiro vem Microsoft. Existe uma faixa de terra acima da linha do equador que fica entre os graus 10 e 40, intitulada ‘Janela 10x40’. Nessa região vivem mais de 3 bilhões de pessoas, espalhados em mais de 60 países, que religiosamente denominam-se: Budistas, Hinduístas ou Islâmicos. Essa é a região menos evangelizada do mundo. Hoje existem milhões de pessoas que sabem o que é uma Coca-Cola, mas nunca ouviram o nome transformador de Jesus. Jesus só vira novamente quando todas as profecias se cumprirem. Em 2 Pedro1.21 nos afirma: “Porque jamais uma profecia veio da vontade humana. Foi o Espírito Santo quem lhes concedeu mensagens verdadeiras da parte de Deus.” Tanto a profecia quanto o seu cumprimento, não dependem do querer humano para acontecer. Se nós não pregarmos o evangelho, a profecia irá se cumprir sem nós. Se nós não falarmos do amor de Deus, ele levantará outros em nosso lugar. Mas algo que nunca pode acontecer é a frustração dos planos de Deus.
Se a volta de Jesus é certa, e não depende do que fazemos ou deixamos de fazer, qual o motivo de estarmos aqui? Qual o motivo para pregar o evangelho? O único objetivo dessas ações é cumprir profecias. As profecias quando se cumprem – apesar de não estarem atreladas ao desejo humano – acionam o momento certo estabelecido pelo Pai. Ao pregarmos o evangelho não estamos adiantando a volta de Cristo, estamos cumprindo uma profecia.
Além de profecias que ainda não se cumpriram, qual outro motivo pra Jesus não ter vindo ainda?
A bíblia afirma que Jesus não voltou ainda...
3) Porque esta dando tempo aos pecadores. (2 Pedro 3.9)
“Ele não esta sendo vagaroso com a sua volta prometida, embora por vezes pareça assim. Mas ele esta esperando com paciência, porque não quer que ninguém pereça, e esta dando mais tempo para os pecadores se arrependerem.” 2 Pedro 3.9 –Versão Viva
Jesus não voltou ainda porque esta dando tempo aos pecadores.
Arrependimento pessoal. Aqui esta um momento que deve nos fazer lembrar, a graça de Cristo. O verso que acabamos de ler traz uma perspectiva maravilhosa da volta de Cristo que muitas vezes passamos despercebidos. Ao perguntarmos para a bíblia porque Jesus não voltou ainda, encontramos pelo menos três respostas básicas: Ainda não chegou o momento certo, Existem profecias para se cumprir e Deus ainda esta dando tempo para pecadores. E talvez tenha alguém se perguntando: E se essas três coisas aconteceram Jesus volta? Sim. Jesus volta. Pois a segunda vinda de Cristo tem tudo haver com arrependimento e transformação de vidas. Ao analisarmos os três motivos, chegamos a uma conclusão simplesmente grandiosa da volta de Jesus:
Pecadores arrependidos refletem o caráter de Deus e compartilham o amor de Cristo com o maior número de pessoas. Compartilhando o amor de Cristo, a profecia se cumpre e o momento certo estabelecido pelo pai acontece. Entenderam? Vou explicar de novo: Se aproveitarmos o tempo que Deus esta nos dando, seremos transformados pela palavra de Deus e consequentemente sentiremos necessidade de compartilhar do seu amor. Se falarmos do amor de Cristo para o maior número de pessoas, a profecia se cumpre e Jesus volta.
É aqui onde a palavra de Deus deseja falar com todo amor e carinho para mim e para você. No livro de Atos 13.24, a palavra do Senhor nos afirma que: “... antes da vinda de Jesus, João Batista pregou o batismo do arrependimento para todo o povo de Israel”. Antes de Cristo iniciar seu ministério de libertação espiritual, João Batista desenvolveu o ministério de arrependimento verdadeiro. Com a segunda volta de Cristo não deve ser diferente. Todos os que desejam libertação precisam ir ate Jesus, confessar os seus pecados e abandonar as más práticas. Nesse momento, Jesus deseja falar para todos os que estão aqui, e precisam de arrependimento.
A bíblia quer falar com você que esta aqui, mas leva uma vida espiritual dupla.
O meu Deus deseja falar com os que gostam de cobrar religião dos outros, mas não praticam.
A palavra de Deus deseja falar com você que esta pensando em trair a sua família.
A bíblia deseja falar ao coração dos que não conseguem vencer o pecado da pornografia.
Jesus deseja falar com você que não sabe mais o que fazer com tantos pecados escondidos.
E para aqueles que decidirem ouvir a voz de Jesus, posso senti-lo dizer: Quero te ajudar a vencer. Quero te ajudar a colocar a sua vida no lugar certo. Quero te ajudar a vencer os teus pecados escondidos. Quero que você saiba que estou aqui no céu porque desejo salvar e transformar a sua vida. O retorno de Cristo irá acontecer no momento em que o maior número de pecadores entregarem suas vidas a Ele.
Será que o motivo pelo qual Jesus ainda não voltou esta aqui dentro agora? João será que Jesus esta esperando apenas você? Será que o que esta mantendo Jesus no céu é você Pedro? Cláudia será que falta apenas você aceitar para que se cumpram todas as profecias?
Conclusão
Na mensagem de hoje, a bíblia mostrou pra você o porquê Jesus não voltou ainda.
Jesus não voltou ainda por que:
-Existem profecias a se cumprir.
-Ainda não chegou o momento certo estabelecido pelo pai.
-Jesus ainda esta dando tempo para pecadores se arrepender.
A volta de Cristo não depende de fatores humanos, mas depende de um conjunto de acontecimentos estabelecido pelo próprio Deus.
Para Jesus voltar a esta terra, as profecias não dependem de você aceitar ou não.
Para Jesus voltar a esta terra, o momento certo não depende de você saber a hora exata.
Para Jesus voltar a terra, a única ação que você pode tomar é aproveitar o tempo de graça que Ele esta te dando.
Apelo
No dia 31 de maio de 2009, um acidente na aviação deixou o mundo triste. O voo 447 da Air France partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, infelizmente esse voo nunca chegou ao seu destino. Os mais de 225 passageiros não imaginaram que aquele seria o último embarque de suas vidas. Às 8 horas, naquele mesmo dia no aeroporto Tom Jobim, havia um casal europeu extremamente furioso por terem perdido aquele voo e precisariam esperar para o voo do outro dia. Quando Johanna e Kurt ficaram sabendo do ocorrido ficaram em choque, mas felizes por não terem embarcado naquele voo. Aquele casal estava de férias pelo mundo, e agora com a nova oportunidade de vida estavam aproveitando cada momento das suas férias da melhor maneira possível. Chegando à Europa novamente, alugaram um carro em Munique (Alemanha) e foram viajar pela Europa de carro. No dia 11 de junho de 2009, exatos 11 dias após a queda do voo 447, o casal se envolveu num acidente na Áustria e Johanna veio a perder a vida. Johanna teve uma nova chance na vida. Se ela aproveitou ou não, não sabemos.
E você como tem tratado a oportunidade que Jesus ainda esta te dando? Lembre-se a comemoração de hoje, pode não ser a mesma de amanhã. O sorriso bonito no seu rosto pode deixar de existir a qualquer momento. Isso não é sensacionalismo fatalista, é a realidade da vida humana.
Se você entendeu, que não esta aproveitando a segunda chance que Jesus te deu; Quero te convidar a pedir perdão a Jesus agora mesmo. Fale pra ele que esta difícil vencer o pecado. Fala pra Ela da sua dificuldade em desejar uma transformação de vida. Fala pra ele que apesar de sempre fazer errado, você deseja fazer a coisa certa. Quero te convidar a ajoelhar na presença de Deus agora, e confessar seu pecado a Ele...
Por: Profº Walter Vinicius