

Quem não conhece um diabético? Ou tem alguém na família? Ou até mesmo apresenta o diabetes em si mesmo? Umas das doenças mais faladas e estudadas atualmente e que só no Brasil, já acomete milhões de indivíduos.
O diabetes pode ser compreendido como uma síndrome metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina e/ou a incapacidade deste hormônio desenvolver suas funções no organismo, que é manter o metabolismo da glicose. A característica mais marcante do diabetes é a hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue), outros fatores começam a surgir, se o nível de glicose não for controlado.
O diabetes está na lista das cinco doenças com mais índice de morte do mundo e 12% da população brasileira sofre deste mal cuja causa é hereditariedade e estilo de vida. Mesmo não existindo cura total ainda desta doença, é possível manter o controle e viver tranquilamente com qualidade de vida.
O primeiro passo que o diabético deve dar para viver com qualidade mediante a doença é a conscientização sobre o assunto, tudo que o cerca e o que é preciso ser feito para obter sucesso. O segundo é alimentação e dieta adequada para cada perfil de indivíduo. A seguir, vida ativa, mais do que simplesmente exercícios, controle do peso. Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas também faz parte da nova vida do diabético.
O profissional Naturólogo tem papel fundamental na vida de indivíduos que, mesmo com uma dificuldade que se mostra orgânica, busca pela qualidade de vida. Através dos recursos da própria natureza é essencial buscar o equilíbrio sempre que possível com o objetivo de prolongar a vida e o mais importante, com qualidade.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
POR: NATHIELY MEIRA