Agitados pela ressureição
- Quando: 29/02
- Em: Vida Cristã
O que aconteceu na vida das pessoas que sentiram o poder da ressurreição?
Texto base: Filipenses 3.10-11 (NTLH)
Introdução
Os detalhes do que Jesus fez no sábado depois de sua crucificação, a bíblia não relata.
A bíblia relata que:
Logo após o pôr-do-sol daquele sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria (Mãe de Tiago) saíram para comprar perfumes para o corpo de Cristo. De manhã bem cedo, quando a névoa matinal e a escuridão ainda cobriam as ruas, elas saíram rumo ao sepulcro de Jesus. E enquanto caminhavam, discutiam como iriam fazer para rolar a pedra que tampava o único acesso ao corpo de Cristo. Quando chegaram ao local levaram um susto:
O sepulcro estava aberto! Do lado de fora havia soldados desmaiados! Mais adiante, havia soldados desesperados e espantados com o que havia acontecido!
Mas o susto maior foi quando olharam para dentro da sepultura e não viram o corpo de Jesus. Com certeza Maria Madalena olha para as outras com uma expressão de espanto. Seu coração bate mais forte, e a sensação de medo toma conta de seu corpo. Mas enquanto elas estavam sem saber o que fazer, apareceu-lhes o anjo e falou:
Não fiquem com medo. Jesus, o nazareno que foi crucificado já não esta mais aqui. Ele ressuscitou! Agora vocês devem ir e contar a todos sobre esse grande acontecimento.
Enquanto seus corações ainda palpitavam, e o medo ainda estava estampado em suas faces, Maria Madalena teve o privilégio de ser a primeira pessoa a ver Jesus Cristo vivo novamente. Quando isso aconteceu às mulheres correram e foram contar aos discípulos que Jesus estava vivo. Mas os discípulos não conseguiam acreditar na palavra daquelas mulheres. Porém, certa hora Pedro levantou-se, foi ate o sepulcro, e ao encontra-lo vazio a esperança nasceu novamente em seu coração. Pedro voltou correndo para a casa onde todos estavam reunidos e confirmou a palavra das mulheres sobre a ressurreição. E enquanto eles conversavam, Jesus aparece. E todos puderam crer.
O relato da ressurreição de Cristo dividiu a opinião pública daquela época. Muitos negaram. Outros mentiram. E a grande maioria duvidou. Porém, muitos que sentiram o poder da ressurreição em suas vidas decidiram acreditar. E a minha pergunta é: O que aconteceu na vida das pessoas que sentiram o poder da ressurreição?
A bíblia me ensina que quando sinto o poder da ressurreição em minha vida...
1) Sirvo ao Senhor.
Mateus 28.8 “Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos”.
O que faz alguém que sente o poder da ressurreição em sua vida? Serve ao Senhor com alegria.
O texto nos afirma que aquelas mulheres estavam com medo, porém felizes.
Mas porque estavam com medo e felizes? Realmente as cenas que presenciaram foram um choque para emoção já debilitada pelos últimos acontecimentos. Mas a alegria daquelas mulheres tinham no mínimo três motivos:
1) A notícia de que Jesus estava vivo.
2) A oportunidade de serem as primeiras e verem Jesus novamente.
3) E a missão que o anjo lhes deu de compartilhar com outros tudo o que tinham visto.
Há quem diga que Jesus apareceu primeiro para as mulheres porque sabia da facilidade que elas têm de compartilhar notícias. Porém, na sociedade judaica a figura da mulher não era valorizada. A palavra de um homem sempre era superior à palavra da mulher, mesmo que o homem estivesse errado. O testemunho de uma mulher não era válido para fins de confirmação ou credibilidade. Mas naquele momento aquelas mulheres se sentiram valorizadas pelo céu. E mesmo que elas estivessem com medo, a alegria de poderem trabalhar para Deus, fez com que elas corressem para compartilhar com outros as boas novas da ressurreição.
E talvez você me pergunte: O que tem a ver trabalho com ressurreição? E eu te respondo que tem tudo a ver. Porque quando alguém sente o poder da ressurreição em sua vida ele tem alegria de trabalhar pela causa do mestre. Será que estamos sentindo o poder da ressurreição em nossas vidas? Ou será que já estamos cansados da igreja e dos seus trabalhos?
No livro Gente Cansada de Igreja, o Pr. Israel de Azevedo traz vários motivos pelos quais as pessoas cansam da igreja. Dentre elas estão às críticas, a pressão religiosa, a falta de credibilidade na liderança, falta de amizades e etc. Porém, o maior causador de gente cansada de igreja é a inatividade espiritual. As pessoas estão cansadas da igreja por não usarem seus dons a serviço do senhor Jesus. Gente cansada de igreja é gente que não trabalha para Deus.
Muitos jovens comentam que é difícil fazer as coisas na igreja. Pois sempre são criticados. Sempre tem alguém para falar mal. Sempre são tachados como indignos de fazer algo pela causa. Mas eu tenho uma coisa pra dizer para vocês: Só não é criticado quem não faz nada.
As críticas sempre são pra quem: Prega, ensina, aconselha, canta, rege, toca, evangeliza, lidera. Todo aquele que sente o poder da ressurreição em sua vida e busca trabalhar para Deus, será criticado. Sempre existirá alguém que faria melhor, embora nunca tenha feito nada. E com isso eu aprendo que quando eu sinto o poder da ressurreição em minha vida, eu sinto um desejo impulsivo de trabalhar pela causa do mestre independentemente de qualquer coisa.
Coloque-se a disposição do serviço de Deus e ele te guiará para um grande propósito.
A bíblia me ensina também, que quando sinto o poder da ressurreição em minha vida...
2) Adoro ao senhor.
Mateus 28.9 “De repente, Jesus se encontra com elas e disse: Que a paz esteja com vocês! Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram”.
O que faz alguém que sente o poder da ressurreição em sua vida? Adora ao Senhor Jesus.
Será que somos adoradores? Será que já compreendemos o significado de adoração?
Adorar a Deus é muito mais que louvar, cantar e orar. Adorar é um estilo de vida que me leva a apreciar a companhia de Deus. Adorar é um estilo de vida que me leva a amar a Deus e a me oferecer para o cumprimento de seus propósitos em minha vida.
Acho engraçado quando as pessoas falam: Irmão. Gostei do culto de adoração hoje. E eu me pergunto: Como assim gostei do culto hoje? Existem pessoas que não gostam de certos cultos?
Amigos, o que é culto? Culto é um momento onde pessoas que sentem o poder da ressurreição em suas vidas, adoram a Deus. Logo, tudo que acontece no culto é adoração. A oração é adoração. A oferta é adoração. Os louvores é adoração. O silencio é adoração. Ate mesmo abraçar o irmão na porta da igreja é adoração. Quando vamos há um culto, nosso objetivo é agradar a Deus, e não a nos mesmo. E se eu não gostei do culto, o problema esta em mim.
Então como ser adorador? Quando ser adorador? E onde ser adorador?
Jesus respondeu todas essas perguntas para a mulher samaritana.
Aquela mulher chegou para Jesus e perguntou: Jesus qual o lugar certo para adoração? É em Jerusalém ou aqui em Samaria? Em outras palavras a mulher estava perguntando: Jesus, qual a igreja certa pra eu adorar? A maneira correta de adorar é a da sua igreja ou a da minha igreja?
Jesus não entrou em debate com aquela mulher sobre qual a igreja certa. Mas Jesus olhou para ele e respondeu: Chegará um tempo, que não adoraremos nem na sua igreja e nem na minha. Chegará um tempo, e tenho certeza que já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade.
Como adorar? Em espírito e em verdade.
Adorar em espírito e em verdade, significa adorar a Deus da maneira que a bíblia diz que ele é: Santo, Justo e Maravilhoso. Deus se agrada quando a nossa adoração é baseada na sua palavra.
Quando adorar? Em todo tempo.
Jesus disse para aquela mulher que haveria de chegar um tempo, e que já havia chegado. Com essa expressão posso entender que os verdadeiros adoradores estão adorando a Deus tanto no presente como no futuro. Ou seja, em todo o tempo.
Onde adorar? Em todos os lugares.
Na resposta de Jesus não encontramos a definição de um lugar único de adoração. Aquela mulher entendeu que poderia adorar a Deus em casa, na rua, no trabalho, na escola, na igreja e onde ela estivesse. Depois daquela conversa, aquela mulher já sentia o poder da ressurreição em sua vida, por isso adorava a Deus. E com isso eu aprendo que quando eu sinto o poder da ressurreição em minha vida, eu adoro.
A bíblia me ensina também, que quando sinto o poder da ressurreição em minha vida...
3) Sinto esperança.
Mateus 28.10 “Então Jesus disse: Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem a Galileia, e eles me verão”.
O que faz alguém que sente o poder da ressurreição em sua vida? Tem esperança de ver Jesus.
Aquelas mulheres não tinham total certeza se veriam Jesus na galileia. Porém, mesmo abaladas por uma desconfiança parcial, decidiram acreditar na esperança de ver Jesus novamente. Uma renomada escritora cristã norte americana, certa vez escreveu:
“No caminho de Emaús os dois discípulos cogitavam quem poderia ser esse Estranho, que lhes penetrava a alma e falava com tal calor, ternura e simpatia, e ao mesmo tempo com tanta esperança. Pela primeira vez, depois de Cristo haver sido entregue, começaram a sentir-se esperançosos. Olhavam muitas vezes, cheios de interesse, para seu Companheiro e pensavam que suas palavras eram exatamente as que Cristo haveria dito. Estavam cheios de pasmo, e o coração começou a pulsar-lhes com jubilosa expectativa.” (DTN, 563 – Não falar)
Jubilosa expectativa. É esse o sentimento de todo aquele que sente o poder da ressurreição.
Quando Jesus ressuscitou, muitas teorias foram inventadas para negar o que realmente havia acontecido. E infelizmente essas teorias afetaram o coração dos discípulos. Mas mesmo com tantas teorias mentirosas, eles mantiveram a esperança de ver Cristo novamente. E eu pergunto: Será que temos mantido a esperança de ver Jesus voltar? Gostaria de acreditar que sim. Mas sinto que muitas de nossas ações revelam que já não temos mais tanta esperança de vermos Jesus.
O lugar que frequento sábado a noite poderia expressar minha vontade de ver Jesus?
Os sites em que acesso poderia falar da minha ansiedade de ver Jesus voltar?
Os filmes que assisto, os livros que leio declaram o meu desejo de ver Jesus voltar?
É uma pena. Mas com essas ações muitos de nos estamos declarando que ver Jesus voltar já não é a prioridade de nossas vidas.
A bíblia me revela que Jô viveu muito antes de Cristo ter morrido na cruz.
A bíblia me revela que Jô viveu muito antes de Cristo ressurgir naquela manhã de domingo.
Mas a bíblia me ensina que mesmo vivendo tanto tempo antes da ressurreição, Jô já sentia o poder desse dia maravilhoso. E suas palavras foram:
“Eu sei que o meu redentor vive e finalmente se colocará a meu favor sobre a terra. Eu sei que depois que a minha carne for consumida, sem ela estarei na presença de Deus. Sim, eu verei Deus face a face! Ninguém vai precisar me contar coisas sobre ele! Como desejo que esse dia chegue logo”. (Jô 19.25-27 – Não falar)
Com isso eu aprendo que o poder da ressurreição é eterno. Não importa o tempo em que se viveu. Mas, sempre quando alguém sentiu o poder da ressurreição em sua vida, teve o privilégio de viver com esperança.
É isso que a bíblia me ensina sobre o poder da ressurreição.
Conclusão
Quando você sentir o poder da ressurreição na sua vida, você trabalhará para o mestre.
Quando você sentir o poder da ressurreição na sua vida, você adorará ao Senhor Jesus.
Quando você sentir o poder da ressurreição na sua vida, você sentirá real esperança.
Mas a pergunta que talvez você esteja se fazendo nesse momento é: Como sentir esse tal poder da ressurreição em minha vida?
E eu respondo que: Só há uma maneira de você sentir o poder da ressurreição na sua vida.
Só existirá poder da ressurreição na sua vida, quando você deixar Cristo te lavar dos seus pecados.
Apelo
Para você que o poder da ressurreição em sua vida. Deus te chama a entregar a sua vida a Ele. Hoje, se você sentiu esse poder em sua vida não endureça seu coração. Eu não vou pedir para aqueles que sentiram o poder da ressurreição virem ate a frente. Eu vou pedir para os que sentiram o poder da ressurreição hoje, dobrem seus joelhos e peçam a Deus que limpe todos os seus erros.
Profº. Walter Vinicius