

Lição 9 Sábado, 31 de agosto de 2019
A juventude da igreja
Bom é para o homem suportar o jugo na sua juventude (Lamentações 3:27).
O Senhor convida rapazes e moças a entrarem em Seu serviço. A juventude é receptiva, corajosa, entusiasmada e esperançosa. Ao provarem do espírito de sacrifício, não ficarão satisfeitos a menos que estejam continuamente aprendendo do grande Mestre. — Nossa alta vocação, p. 306.
Estudo adicional: Mensagens aos jovens, pp. 173-175 (capítulo 49: “A necessidade de educação cristã”).
Domingo, 25 de agosto Ano bíblico: Jeremias 49-50
1. NOSSO PRIMEIRO DEVER
A • A quem Jesus apontou como exemplos de humilde fé? Mateus 18:1-6.
Mt 18:1-6 — Naquela hora, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: Quem é o maior no reino do Céu? 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no reino do Céu. 4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse será o maior no reino do Céu. 5 Quem recebe uma destas crianças em Meu nome, recebe a Mim. 6 Mas a quem fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em Mim seria melhor se lhe pendurassem no pescoço uma pedra de moinho e afundasse nas profundezas do mar.
B • O que Jesus solicitou de um de Seus mais fervorosos discípulos? João 21:15-17.
Jo 21:15-17 — Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor; Tu sabes que Te amo. Jesus lhe disse: Cuida dos Meus cordeiros. 16 E Jesus voltou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, tu Me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor; Tu sabes que Te amo. Jesus lhe disse: Pastoreia as Minhas ovelhas. 17 E pela terceira vez lhe perguntou: Simão, filho de João, tu Me amas? Pedro entristeceu-se por lhe ter perguntado pela terceira vez: Tu Me amas? E respondeu-Lhe: Senhor, Tu sabes todas as coisas e sabes que Te amo. Jesus lhe disse: Cuida das Minhas ovelhas.
A primeira obra que Cristo tinha confiado a Pedro após restaurá-lo ao ministério foi apascentar os cordeiros. Essa era uma tarefa para a qual Pedro tinha pouca experiência. Exigia grande cuidado e ternura, muita paciência e perseverança. Ela o chamava a servir aos mais novos na fé, a ensinar os ignorantes, a abrir-lhes as Escrituras e a educá-los para a utilidade no serviço de Cristo. — O Desejado de Todas as Nações, p. 812.
Ainda que Pedro tivesse negado a seu Mestre, o amor que Cristo lhe dedicava nunca enfraqueceu. É esse o tipo de amor que o subpastor deve sentir pelas ovelhas e cordeiros confiados aos seus cuidados. Tendo em mente sua própria fraqueza e deficiência, Pedro devia lidar com o rebanho de modo tão terno quanto o tratamento que havia recebido de Cristo. — Ibidem, p. 815.
C • Que penetrante pergunta tem confrontado pais, mestres e líderes da igreja de hoje? Jeremias 13:20.
Jr 13:20 — Levantai os olhos e vede os que vêm do norte; onde está o rebanho que te foi dado, o teu belo rebanho?
Segunda-feira, 26 de agosto Ano bíblico: Jeremias 51-52
2. A MAIS SUBLIME OBRA
A • Qual é a mais sublime obra missionária que pode ser feita? Marcos 10:13, 14 e 16.
Mc 10:13, 14 e 16 — Alguns Lhe traziam crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. 14 Jesus, porém, vendo isso, indignou-Se e disse-lhes: Deixai as crianças virem a Mim e não as impeçais, porque o reino de Deus é dos que são como elas. [...] 16 E, pegando-as nos braços, abençoou-as, impondo-lhes as mãos.
Tem havido muita perda para a causa da verdade por falta de atenção às necessidades espirituais dos jovens. Os ministros do evangelho devem formar um alegre relacionamento com a juventude de sua congregação. [...]
Por que a obra feita em favor dos jovens que se acham em nosso meio não pode ser vista como um trabalho missionário da mais elevada espécie? Ela exige o mais delicado tato, a mais cuidadosa consideração, as mais sinceras orações pela sabedoria celestial. A juventude é um objeto especial dos ataques de Satanás; mas a bondade, a cortesia e a simpatia que fluem de um coração cheio do amor de Jesus irá conquistar a confiança deles, e os salvará de muitos laços do inimigo. — Obreiros evangélicos, p. 207.
O trabalho que deve ser feito pelos membros de nossas igrejas é interessarem-se pela nossa juventude, pois ela precisa de bondade, paciência, ternura, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento. Ó, onde estão os pais e mães em Israel? Deveria existir grande número deles que fossem mordomos da graça de Cristo, sentindo pelos jovens um interesse não simplesmente casual, mas especial. Deveria haver pessoas cujo coração foi sensibilizado pela circunstância digna de pena em que nossos jovens se acham, que se compenetrem de que Satanás está agindo para atraí-los à sua rede por meio de toda a cilada imaginável. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, pp. 41 e 42.
Nada é mais importante do que a educação de nossas crianças e jovens. A igreja deve despertar e manifestar profundo interesse nessa obra; pois hoje, como nunca dantes, Satanás e sua hoste estão decididos a alistar os jovens sob a bandeira negra que leva à ruína e à morte. — Ibidem, p. 165.
B • Como Jesus demonstrou o valor das crianças? Mateus 18:2-4.
Mt 18:2-4 — Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no reino do Céu. 4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse será o maior no reino do Céu.
Chamando a Si uma criancinha, Jesus a colocou no meio deles; e, envolvendo ternamente o pequenino nos braços, disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no reino do Céu” (Mateus 18:3). A simplicidade, o esquecimento de si mesma e o confiante amor de uma criancinha são os atributos estimados pelo Céu. São essas as características da verdadeira grandeza. — O Desejado de Todas as Nações, p. 437.
Terça-feira, 27 de agosto Ano bíblico: Lamentações 1-5
3. COMO APASCENTAR OS CORDEIROS
A • O que deve ser ensinado às crianças? Salmos 34:11. De que modo isso deve ser feito?
Sl 34:11 — Vinde, filhos, escutai-me, e eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Uma habilidade especial deve ser dedicada à educação dos pequeninos. Muitos até são capazes de colocar a manjedoura no alto para dar de comer às ovelhas, mas é muito mais difícil baixá-la para alimentar os cordeirinhos. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 205.
Permitam-me dizer que os que nunca tiveram os próprios filhos geralmente não são os mais qualificados para cuidar de modo sábio das mentes diversificadas de crianças e jovens. Eles tendem a fazer uma lei inflexível. Os professores devem ter em mente que eles mesmos já foram crianças um dia. Devem adaptar seus ensinos à mente das crianças ao colocarem-se em sintonia com elas. — Ibidem, vol. 5, pp. 653 e 654.
B • Que experiência espiritual os mestres deveriam ter, e a partir disso, como deveriam instruir as crianças? Deuteronômio 11:18-21.
Dt 11:18-21 — Colocai estas minhas palavras no coração e na alma; prendei-as como um sinal na mão, como faixas na vossa testa; 19 e as ensinareis a vossos filhos, falando delas, sentados em casa e andando pelo caminho, ao vos deitardes e ao vos levantardes; 20 e as escrevereis nos batentes de casa e nas portas; 21 para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor prometeu com juramento dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a Terra.
Quando Jesus advertiu Seus discípulos a não desprezarem os pequeninos, dirigia-Se também a todos os discípulos de todos os séculos. O próprio amor e cuidado dEle em favor das crianças é um precioso exemplo para os Seus seguidores. Se os professores da escola sabatina sentissem o amor necessário por esses cordeiros do rebanho, muitos mais seriam conquistados para o aprisco de Cristo. Deve ser repetida às crianças, em todas as ocasiões oportunas, a história do amor de Jesus. Os pregadores devem separar um lugarzinho para benefício delas em cada sermão. O servo de Cristo pode fazer desses pequeninos amigos duradouros, e suas palavras podem ser como maçãs de ouro em salvas de prata para eles. — Conselhos sobre a escola sabatina, p. 76.
A orientação e instrução das crianças é o mais nobre trabalho missionário que qualquer homem ou mulher pode cumprir. Por meio do devido emprego de objetos, as lições podem ser bem explicadas, para que a mente delas seja levada da natureza para o Deus da natureza. Precisamos ter em nossas escolas pessoas dotadas daquele tato e habilidade capazes de levar avante essa linha de trabalho, plantando assim as sementes da verdade. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 205.
C • Quais serão os resultados da fidelidade na educação? Provérbios 22:6; Joel 1:3.
Pv 22:6 — Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele.
Jl 1:3 — Contai isto a vossos filhos, e vossos filhos o transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte.
Quarta-feira, 28 de agosto Ano bíblico: Ezequiel 1-3
4. TORNANDO A EDUCAÇÃO CRISTÃ UMA PRIORIDADE
A • Qual foi a obra de Cristo? Como também deve ser essa a obra da igreja? Isaías 40:11.
Is 40:11 — Ele cuidará do Seu rebanho como um Pastor; recolherá nos braços os cordeirinhos e os levará no colo; guiará mansamente as que amamentam.
A juventude precisa mais do que de uma atenção casual, mais do que uma ocasional palavra de incentivo. Precisa de uma obra determinada, cuidadosa, rodeada de preces. Unicamente a pessoa cujo coração se acha cheio de amor e simpatia será capaz de conquistar esses jovens aparentemente descuidosos e indiferentes. Nem todos podem ser auxiliados da mesma maneira. Deus trata com cada um segundo o seu temperamento e caráter, e nós devemos cooperar com Ele. Muitas vezes, aqueles a quem tratamos com indiferença, por julgarmos pelas aparências, possuem as melhores aptidões para serem obreiros, e corresponderão a todos os esforços feitos em seu favor. Deve-se dar mais consideração ao problema quanto ao modo como convém tratar os jovens, e que haja mais fervorosa oração [...]. — Obreiros evangélicos, p. 208.
B • O que deveria nortear nossas escolas em relação à juventude? Provérbios 9:10.
Pv 9:10 — O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.
É chegada a hora de os observadores do sábado separarem seus filhos do convívio dos mundanos, colocando-os sob a orientação dos melhores professores, que façam da Bíblia o fundamento de todo estudo. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 109.
Empreguem um professor cristão que, como consagrado missionário, eduque as crianças de tal maneira que as inspire a se tornarem missionárias. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 174.
Muitas famílias que se mudam para lugares onde se acham situadas nossas grandes escolas com o objetivo de educar seus filhos fariam melhor serviço ao Mestre permanecendo onde estavam. Devem animar a igreja à qual pertencem a estabelecer uma escola em que as crianças em seu meio recebam uma educação cristã prática, abrangente. Seria muitíssimo melhor para seus filhos, para eles mesmos e para a causa de Deus se permanecessem nas igrejas menores, onde seu auxílio é necessário, em vez de irem para as maiores onde, devido a não serem ali necessários, há constante tentação a cair em inatividade espiritual. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 198.
O Senhor deseja usar a escola da igreja como auxílio aos pais na educação e preparo dos filhos para esse tempo que está diante de nós. Portanto, que a igreja se utilize da obra escolar de maneira fervorosa, e dela faça o que o Senhor deseja que seja feito. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 167.
Quinta-feira, 29 de agosto Ano bíblico: Ezequiel 4-7
5. A JUVENTUDE NO SERVIÇO
A • Que meta nossas escolas religiosas deveriam ter para cada um de nossos jovens? Isaías 54:13; 3 João vers. 3 e 4.
Is 54:13 — E todos os teus filhos serão ensinados pelo Senhor; e a paz de teus filhos será plena.
3 Jo 3 e 4 — Pois alegrei-me muito quando os irmãos vieram e em teu favor testemunharam de como andas na verdade. 4 Não tenho maior alegria do que esta: ouvir que os meus filhos andam na verdade.
Nossas escolas são ordenadas por Deus a fim de preparar as crianças para essa grande obra. Aí devem elas ser instruídas nas verdades especiais para este tempo, e na obra missionária prática. [...] Por elas, será proclamada a mensagem de Deus e Sua cura salvadora a todas as nações. Que a igreja se preocupe, portanto, com os cordeiros do rebanho. Sejam as crianças educadas e preparadas para servirem a Deus, pois são a herança do Senhor. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 203.
B • Por que deveríamos envolver os jovens mais cedo no serviço? Eclesiastes 12:1; Lamentações 3:27.
Ec 12:1 — Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias difíceis e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.
Lm 3:27 — Bom é para o homem suportar o jugo na sua juventude.
Necessitamos de rapazes e moças que, possuindo elevada cultura intelectual, estejam habilitados a fazer a melhor obra para o Senhor. Temos feito alguma coisa no sentido de atingir essa norma, mas ainda estamos muito aquém daquilo que o Senhor tem em vista. Como igreja, como indivíduos, se quisermos estar limpos no juízo, devemos empreender maiores esforços no preparo de nossos jovens, a fim de estarem mais aptos para os diversos ramos da grande obra confiada a suas mãos. [...]
Alguns ficariam satisfeitos com a completa educação de poucos dos mais promissores dentre nossos jovens; mas todos eles precisam educar-se a fim de estarem aptos para ser úteis na vida, habilitados para cargos de responsabilidade, tanto na vida particular quanto na pública. — Ibidem, p. 206 e 207.
Sexta-feira, 30 de agosto Ano bíblico: Ezequiel 8-10
PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que significa apascentar os cordeiros do rebanho?
2. Por que a obra missionária mais importante é, com frequência, negligenciada?
3. Como podemos progredir no cuidado de nossas crianças e jovens?
4. Qual o papel da escola religiosa na obra de educação da igreja?
5. Em quais oportunidades posso ajudar a preparar jovens em minha igreja local?
Sábado, 31 de agosto Ano bíblico: Ezequiel 11-13
Próximo sábado é dia de oferta especial para a Escola Bíblica Farol, na Itália.