O Senhor deseja que cultivemos a religião doméstica, possibilitando que o temor de Deus circule através da família. Quando os pais negligenciam seu dever para com os filhos, deixando de os dirigir conforme os retos princípios, o inimigo tem oportunidade de obter controle sobre eles. Os filhos que têm permissão de desconsiderar a autoridade dos pais nunca são felizes. – Olhando para o alto, p. 243.
Ensinem seus filhos acerca de Jesus Cristo. Num tom respeitoso, entremeiem Seu precioso nome em todas as lições. Ensinem-nos a amar a Deus, a temer ofendê-lO. Foi-lhes ordenado não apenas educar, mas treinar seus filhos. Eles devem se especialmente ensinados a respeitar a casa de adoração, a fim de não haver sussurros, frivolidade, leviandade, descuidada desatenção, andar barulhento, durante o culto. É doloroso ver o pouco respeito pela casa de Deus ensinado às crianças. Deus deu a Seu povo instruções para que grande reverência fosse ensinada pelo serviço religioso. Deveria haver um estudo com os pais para mostrar como tornar o encontro social do mais alto interesse às crianças, a fim de que possam receber impressões apropriadas quanto ao que constitui um caráter cristão. – The Review and Herald, 14 de abril de 1885.
Há perigo de criticar muito severamente pequenas coisas. Críticas muito severas, regras muito rígidas, levam à desconsideração de todas as regras; e pouco a pouco, as crianças assim educadas mostrarão o mesmo desrespeito pelas leis de Cristo.
Os pais devem estar convertidos antes que possam guiar seus filhos corretamente. Precisam tornar-se submissos aos requerimentos de Deus antes que possam esperar que seus filhos submetam-se a eles. Então suas palavras, e mesmo pensamentos, serão levados cativos a Jesus Cristo. Dia a dia, devem aprender de Jesus, tomando Seu Espírito, para que possam revelar a semelhança com Cristo na vida. Na infância e na juventude, o poder de imitação é forte, e os filhos devem ter o mais perfeito modelo diante deles, a fim de que possam ter inquestionável confiança na sabedoria dos pais. – Notebook Leaflets, vol 1, p. 94