

É muito comum nesta época do ano, final do mês de dezembro, as pessoas desejarem umas às outras um próspero ano novo, e quem que não quer ter um próspero ano novo, principalmente se o ano findo não tiver sido dos melhores.
Prosperidade, do latim prosperitate, refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido ou afortunado. Quando falamos em prosperidade, logo pensa-se em dinheiro, muito dinheiro... mas o homem ou a mulher próspero, ou feliz, não é aquele que tem muito dinheiro, porém, o que está em paz com Deus, tem uma família que o ama, e tem uma vida economicamente equilibrada; isso não quer dizer, que você não possa ter riquezas, afinal, Deus fez de Jó o homem mais rico do oriente.
Como todos desejam ser prósperos, vejamos então 5 dicas que farão o diferencial em seu 2015! Confira:
1º Separe tempo para ler a bíblia – Não importa o quanto sua vida seja corrida, a palavra de Deus precisa ocupar o primeiro lugar em cada dia seu, no novo ano. No evangelho segundo Mateus 6.33, temos o seguinte conselho de Jesus: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”. A palavra de Deus estudada diariamente será o seu guia diante das provas e dificuldades, e principalmente nos momentos de decisão, pois de nossas escolhas resultarão sucesso ou a decadência.
2º Separe tempo para orar – O momento da oração é o momento da reconsagração, da confissão e do arrependimento, é o tempo que temos de fortalecermos nossa comunhão com Deus. “Orai sem sessar” 1 Ts 5.17, além da oração particular, em qualquer lugar podemos elevar nossos pensamentos a Deus buscando o auxílio necessário para nossa lida diária. Falar com Deus traz paz ao coração, enquanto as pessoas tem sofrido com o estresse e a ansiedade, um estado emocional que tem impedido nosso êxito, podemos ter a paz com Deus e alcançarmos sucesso na vida.
3º Manifeste mais amor – O apóstolo Paulo coloca o amor acima de todos os dons espirituais (1 Cor.13), e o apóstolo João afirma que aquele que não ama não conhece a Deus (1 Jo 4.8). Grande parte de nossos problemas no lar é resultado da falta de amor e compreensão. Nesse novo ano, procure amar mais, não somente os da família, mas também aqueles com quem entrar em contato, seja amigo ou desconhecido.
4º Esteja sempre pronto a perdoar – O rancor a ira ou ódio são sentimentos negativos desencadeadores de reações adversas no cérebro, que podem causar sérios problemas de saúde a longo prazo. Na oração que Jesus nos ensinou, aprendemos a pedir: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, temos aqui um pedido de perdão condicional, ou seja, a condição para recebermos o perdão Deus é perdoando. Não perdoar significa que não podemos receber o perdão de Deus.
5º Exerça a paciência – A prosperidade não vem da noite para o dia, tudo tem o seu tempo determinado, tudo acontece de acordo com o tempo de Deus para sua vida. Poucos jovens alcançaram sucesso na vida, como José no Egito, mas poucos jovens suportariam as provas pelas quais ele passou. Foi vendido como escravo, foi para prisão por recusar se deitar com a mulher de Potifar; viveu longe da família, mas não longe de Deus. Não perdeu a fé ao ser lançado no cárcere, mas esperou pacientemente em Deus pela libertação, não importasse quantos anos passasse na prisão, o que mais importava para ele era não pecar contra Deus. Caso José não fosse paciente, nem soubesse esperar, teria se revoltado contra Deus, perdido a fé e nunca teria chegado ao topo.
Deus quer o melhor para você, tanto nessa terra como no porvir, mas para isto é preciso andar não pelos nossos caminhos, mas pelos caminhos de Deus, tendo como foco principal a salvação de nossa alma, não as coisas terrenas.
“O verdadeiro sucesso em cada setor de trabalho, não é o resultado do acaso, ou acidente ou destino. [...] Deus dá oportunidades; o êxito depende do uso que delas se fizer.” MCP pág. 100.
JONAS DAMACENA